O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Home


 

 

Billing de TI
Faturamento de Serviços e Projetos

Para viabilizarmos (vendermos) um projeto ou serviço, não é suficiente apenas criá-lo, é necessário que os gestores consigam gerenciar a administração, o financiamento e a venda a seus clientes. Sabemos também que o custo é calculado, porém o preço e a forma de pagamento são estipulados pelo cliente.
O Project Control possui uma vasta gama de funcionalidades para cobrir as áreas de faturamento de serviços e projetos. Sua metodologia oferece todos os recursos e as funcionalidades necessários à realização e gerenciamento de Billing.

 

GERENCIAMENTO POR RESULTADO

É de extrema importância termos em mente o resultado do projeto, que pode ser sob o ponto de vista do cliente um produto ou um serviço. Isto significa dizer que temos que levar em consideração o todo, ou seja, do projeto de engenharia à satisfação do cliente. Sob o ponto de vista do desenvolvedor (fornecedor), certamente temos que vender o projeto, senão não existe projeto e voltamos à estaca inicial. Sendo assim estamos falando de preços e de custos e, desta forma, podemos bem resumidamente considerar como “Resultado de um projeto” a diferença entre o valor de venda do projeto e o custo efetivamente ocorrido. O Project Control inclui de forma ampla o conceito de margem de contribuição para cálculo de resultado dos projetos.

FORMAS DE COBRANÇA

Serviços e projetos podem ser cobrados das mais diferentes formas, tendo os mais diversos tipos de clientes.

Há serviços que são prestados em volumes e contratados por RH cliente, e como exemplo citamos o caso de um serviço bastante conhecido em nosso meio que é a facilidade de Acesso à Internet.

Outros serviços são baseados em desenvolvimento mas seu recebimento é feito ao longo de toda sua vida útil, sendo vendidos em quantidades diretamente a setores e centros de custo. Como exemplo, podemos citar a cobrança pela facilidade de armazenagem de dados ou Espaço em Disco.

Porém a forma mais comum encontrada no mercado é a chave de rateio entre diversos centros de custo, e como exemplo citamos um projeto simples onde um setor irá entrar com 30% dos recursos e outro com 70%.

Clique

FORMAÇÃO DE PREÇOS

As possibilidades para a formação dos preços são amplas.Podemos estabelecer por exemplo que iremos cobrar um volume de horas apontadas pelos recursos que trabalham num projeto, e/ou mais os custos de máquinas, equipamentos, contratos ou outros insumos. Neste caso as receitas obtidas pelo serviço serão iguais aos custos somadas a uma margem (time and material). Também podemos cobrar um preço fixo pelo serviço, ou preço fixo mais as horas que superarem uma franquia, ou então cobrar apenas as horas e custos aprovados pelo gestor. Ou mesmo uma combinação de todas estas opções – o Project Control é flexível para qualquer necessidade.

Clique

CONTROLE DE CLIENTES E CENTROS DE CUSTO

Com o Project Control, é possível gerenciar os clientes dos mais diversos tipos de serviços e cobranças, como por exemplo serviços com assinatura mensal automaticamente renovável e serviços de cobrança pontual (one-time cost). Importações simples podem automatizar seu processo de carga e integrar com qualquer sistema externo de monitoramento e controle.

O Project Control gerencia a apropriação dos custos de serviços a Centros de Custo, que são sempre associados a uma Empresa e Unidade de Negócios. Não importa o tamanho da sua organização, ela pode ser parametrizada e gerenciada no Project Control.

Clique

INTEGRAÇÃO COM SISTEMAS CONTÁBEIS

Através de parametrizações simples de contas de débito e crédito, o Project Control pode ser integrado aos sistemas contábeis de sua empresa, agilizando seu processo de fechamento mensal e gerando transparência na gestão de custos para seu cliente final.

 

© Copyright 2011 - Project Control - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Picture&Picture